Medicina Geral de Adultos I
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Causas de Tonturas

Ir para baixo

Causas de Tonturas Empty Causas de Tonturas

Mensagem  Evandro Guedes Gonçalves Seg maio 07, 2012 11:11 am

Causas de vertigem e tonturas

Cerca de 40% dos casos de tonturas se devem a doenças do aparelho vestibular, 10% são devidos a lesões cerebrais, 15% a distúrbios psiquiátricos, 25% não são verdadeiramente tonturas, mas sim pré-síncopes e desequilíbrios, e 10% são de origem indeterminada.

Vamos citar rapidamente algumas causas comuns de tonturas e vertigens. Posteriormente escreverei um texto individual sobre cada uma destas causas.

a. Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB)

A vertigem posicional paroxística benigna, também chamada de vertigem posicional ou vertigem postural é a a causa nais comum de vertigem; é causado por calcificações nos pequenos canais dentro do sistema vestibular. A vertigem posicional apresenta curta duração (segundos a poucos minutos) e costuma ser desencadeada por certos movimentos da cabeça. A doença pode estar presente por várias semanas.

b. Doença de Meniere

A doença de Meniere é causada por excesso de líquido no labirinto, causando vertigens, perda auditiva e zumbidos. As crises de tonturas da doença de Meniere duram entre vários minutos até horas.

c. Labirintite (neurite vestibular)

A labirintite é causada por uma inflamação do labirinto ou do ramo vestibular do nervo auditivo que leva as informações do ouvido interno até o cérebro. A principal causa desta inflamação parece ser uma infecção viral. Pacientes com labirintite apresentam um quadro súbito de vertigem fortes, associado a náuseas, vômitos e dificuldade em se manter em pé. Podem também existir perda de audição e zumbidos. Na labirintite os sintomas podem durar vários dias.

d. Vertigens da enxaqueca

Pacientes com enxaqueca também podem podem apresentar episódios de vertigens

e. AVC ou ataque isquêmico transitório

Isquemia ou infarto cerebral podem causar tonturas (leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL | DERRAME CEREBRAL). O quadro é mais comum em idosos, em pacientes com história de diabetes, hipertensão, tabagismo ou doenças cardiovasculares. No AVC costumam estar presentes outros sintomas além da tontura, como perda de movimentos e/ou sensibilidade em um ou mais membros, desorientação, dificuldades para falar etc...

f. Medicamentos

Intoxicação por algumas drogas podem causar lesão do ouvido interno, entre elas, cisplatina, fenitoína e antibióticos da classe dos aminoglicosídeos.

g. Esclerose múltipla (leia: ESCLEROSE MÚLTIPLA | Sintomas, diagnóstico e tratamento)

h. Traumatismo craniano

i. Crises de ansiedade ou ataques de pânico

Sinais de gravidade

A maioria dos casos de vertigens são auto-limitados e, apesar dos sintomas serem bastante incômodos, não trazem maiores riscos. O otorrinolaringologista é o especialista indicado para avaliar casos de tonturas.

Entretanto, se a tontura vier acompanhada de alguns outros sintomas, um quadro mais grave pode estar por trás. Portanto, se você apresenta tonturas e alguns dos sinais e sintomas descritos abaixo, procure imediatamente atendimento médico:

- Febre alta
- Dor de cabeça muito intensa (exceto nos pacientes já sabidamente portadores de enxaqueca)
- Fraqueza em algum membro
- Dificuldade para falar
- Perda da consciência
- Dor no peito
- Desorientação
- Vômitos incoercíveis

Leia o texto original no site MD.Saúde: TONTURA E VERTIGEM | Causas e sintomas http://www.mdsaude.com/2010/12/tontura-vertigem.html#ixzz1uCFOOKRo
Evandro Guedes Gonçalves
Evandro Guedes Gonçalves

Mensagens : 11
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos