Medicina Geral de Adultos I
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tratamento da hérnia hiatal

Ir para baixo

Tratamento da hérnia hiatal Empty Tratamento da hérnia hiatal

Mensagem  Lídia de Souza Braz Seg maio 14, 2012 1:22 pm

HÉRNIA HIATAL POR DESLIZAMENTO

A junção gastroesofágica e o fundo do estômago deslizam para cima, resultado do enfraquecimento das âncoras que fixam a junção ao diafragma, da contração longitudinal do esôfago, da pressão intra-abdominal aumentada ou do esôfago curto adquirido.
A incidência aumenta com a idade (6ª década de vida) e a prevalência é de aproximadamente 60%. Os sintomas mais comuns são: pirose, regurgitação e disfagia.
Complicações: ulcerações, esôfago de Barret, asma, pneumonia e abscesso pulmonar.
Pelo menos metade dessas hérnias é assintomática e não precisa de tratamento. Entretanto, podem contribuir para a esofagite de refluxo, o qual pode ser controlado de forma conservadora: evitar decúbito após as refeições e refeições copiosas nas duas horas antes dormir; elevar a cabeceira da cama em 10 a 20 cm; preferir decúbito lateral esquerdo; alimentar-se com dietas fracionadas, com menos gorduras e doces; reduzir o consumo de café, pimenta, álcool, condimentos, conservas e cigarros; atentar para medicamentos que aumentam o risco de refluxo, tais como β-bloqueadores, anticolinérgicos, nitratos, bloqueadores do cálcio, AINES entre outros, combater a obesidade. As formas brandas a moderadas de esofagite respondem bem aos medicamentos pró-cinéticos, bloqueadores de receptor H2 e inibidores de bomba de prótons.
A cirurgia, geralmente laparoscópica, está indicada para os pacientes com sintomas persistentes ou recorrentes, apesar da boa terapia clínica, com incompetência mecânica completa do esfíncter (pressão < 6 mm Hg) ou que apresentam/desenvolveram estenoses durante o tratamento.

HÉRNIA HIATAL PARAESOFÁGICA

A totalidade ou parte do estômago faz herniação para dentro do tórax, imediatamente adjacente e à esquerda de uma junção gastroesofágica não deslocada.
Contribui com menos de 10% das hérnias do hiato esofágico.
Como o mecanismo esfinctérico gastroesofágico funciona normalmente, na maioria desses casos, o refluxo do conteúdo gástrico é incomum. Raramente, a hérnia paraesofágica ocorre em associação com o tipo por deslizamento. Os sintomas dessa hérnia não-complicada geralmente se desenvolvem na vida adulta e consistem em: eructações, sensação de pressão na parte inferior do tórax depois da alimentação e, ocasionalmente, palpitações decorrentes de disritmias cardíacas. A pirose é não comum.
Complicações: hemorragia, encarceramento, obstrução e estrangulamento. Os intestinos delgado e grosso e o baço também entrar no tórax.
Uma vez que as complicações são freqüentes, mesmo na ausência de sintomas, a reparação cirúrgica, realizada por meios laparoscópicos (com raras exceções), está indicada na maioria dos casos.

Fonte: WAY, Lawrence W.; DOHERTY, Gerard M. Cirurgia: diagnóstico e tratamento. 11º Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Lídia de Souza Braz

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos