Medicina Geral de Adultos I
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hipertireidismo Apático

Ir para baixo

Hipertireidismo Apático Empty Hipertireidismo Apático

Mensagem  Ana Cláudia Donatelli Ter Jun 19, 2012 11:04 am

Tentei encontrar artigos recentes no Pubmed, mas a maioria não está liberada o artigo inteiro, usei como descritor "Apathetic Hypertyroidism".

Descrição:a tireotoxicose apática é uma manifestação incomum, mas não rara, de hipertireoidismo. Nesta condição as principais características são apatia e depressão em contraste com a excitabilidade e hipercinesia do hipertiroidismo. Nos pacientes com esta síndrome os sinais e sintomas de hiperatividade da tireóide estão ausentes,retardando o diagnóstico. Embora esses pacientes não demostrem gravidade, a doença está longe de ser suave e pode terminar em crise apática. As principais características associadas são: perda de peso importante, caquexia e fraqueza muscular proximal e distal, ptose palpebral, pele seca, taquicardia leve e muitas vezes insuficiência cardíaca congestiva. Se tireotoxicose apática tem uma forte suspeita clínica, mas os resultados dos testes convencionais de função tireóidea são normais, o médico deve insistir em radioimunoensaio de T3 sérico que confirmará o diagnóstico.

Neste artigo tem a descrição de 3 casos clínicos, segue a transcrição de um deles: Mulher, dona de casa, 59 anos, chega com história de 10 - a 12 semanas de dispnéia aos esforços e depressão. Ela aparentava estar deprimida e letárgica. Ela tinha taquicardia sinusal, com uma frequência de pulso de 130 bpm. A pressão arterial foi 140/75 mmHg. Além da insuficiência cardíaca congestiva suave e pele seca, os achados do exame físico estavam dentro dos limites normais. O nível sérico de T4 foi de 28 microg/dl e a captação de resina T3 45%. Ela foi transferida para o serviço de endocrinologia. O marido descreveu uma história de 18 semanas de depressão, irritabilidade, esquecimento, falta de interesse e letargia. Ela tinha se tornado praticamente acamada por causa de fadiga e fraqueza.
Sem história pregressa ou familiar de doença mental. Negava intolerância ao calor, sudorese, alteração do hábito intestinal ou outros sintomas sugestivos de tireotoxicose. Ela tinha a pele seca, ptose bilateral, sinais de insuficiência cardíaca e fraqueza e atrofia dos músculos do ombro e cintura pélvica e os músculos da mão atrofiados. Captação de iodo radioativo foi consistente com hipertireoidismo. O nível de TSH sérico não foi afetado pela administração de TRH, sugerindo hipertireoidismo. Não houve melhora subjetiva até 24 horas após a administração de TRH. Ela foi tratada com 6 mCi de iodeto de sódio e, subsequentemente, Carbimazole 45 mg por dia em doses divididas. Considerada eutireóidea seis semanas após o início do tratamento, não se apresentava mais com fraqueza apática ou deprimida e seu desempenho muscular melhorou consideravelmente.


Bibliografia: Apathetic thyrotoxicosis - B. M. Arnold,* m.b., G. Casal,f m.d. and H. P. Higgins,t m.d., f.r.c.p.[c], Toronto. CMA JOURNAL/Novembro, 1974/VOL. 111.

Observação: apesar de ser antigo, não consegui outro texto completo mais recente que mostrasse alguma mudança no conhecimento da doença. Vou tentar procurar melhor e qualquer alteração coloco nos comentários.

Ana Cláudia Donatelli

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos