Medicina Geral de Adultos I
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exame físico da Tireoidite Linfocítica Crônica (doença de Hashimoto)

Ir para baixo

Exame físico da Tireoidite Linfocítica Crônica (doença de Hashimoto) Empty Exame físico da Tireoidite Linfocítica Crônica (doença de Hashimoto)

Mensagem  Flávia Assad Gostaldon Seg Fev 18, 2013 8:13 pm

Tireoidite de Hashimoto:

A tireoidite de Hashimoto constitui a forma mais prevalente de doença auto-imune da tireóide. É três vezes mais comum em mulheres e, com mais frequência, é diagnosticada entre a terceira e a quinta décadas de vida. A propensão genética à doença é demonstrada por um aumento da incidência familiar e por uma associação com antígenos de histocompatibilidade principal, como HLA-B8. A variante da tiroidite de Hashimoto com bócio é observada mais frequentemente em pacientes positivos para HLA-DR5, enquanto a variante atrófica está associada à HLA-DR3. A presença de anticorpos antiperoxidase e antitireoglobulina indica a natureza auto-imune da doença. Além disso, podem ocorrer anticorpos anti-receptor de TSH, que frequentemente são de tipo bloqueador, comprometendo a ação do TSH. Em raras ocasiões, verifica-se a presença de TSI, resultando em hipertireoidismo e na ocorrência combinada de doença de Graves e doença de Hashimoto, denominada hashitoxicose. A patologia tireóidea é denominada por infiltração linfocítica maciça que destrói a arquitetura folicular normal. É possível identificar os folículos linfáticos e centros germinativos. A presença de numerosos linfócitos constitui uma característica básica da doença, que a diferencia das outras formas de tireoidite auto-imune. Além disso, a glândula tireóide da doença de Hashimoto caracteriza-se por fibrose extensa em toda a glândula. A ocorrência de uma variante com bócio e de uma variante atrófica pode ser explicada pelos anticorpos auto-imunes prevalecentes. Assim, por exemplo, em pacientes com tireiodite atrófica, são observados títulos elevados de anticorpos bloqueadores dos receptores de TSH. Em outros pacientes com doença de Hashimoto, verifica-se a ocorrência de bócio e de manifestações da doença de Graves, devido à presença de TSI.
Na tireoidite de Hashimoto, a manifestação mais frequente consiste em aumento de tamanho da tireóide, com bócio eutireóide em 75% dos pacientes; o restante apresenta variedade atrófica, podendo não haver glândula palpável. Ao exame físico, observa-se uma tireóide indolor e simetricamente aumentada de consistência firme e elástica, com superfície irregular. Algumas vezes, apenas um lobo ou nódulo solitário de consistência firme pode ser palpável, constituindo o único remanescente, enquanto as outras partes da glândula são destruídas pelo processo auto-imune.

Referência bibliográfica: Tratado de Medicina Interna, Cecil. 22ª edição.

Flávia Assad Gostaldon

Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos